A automação de pequenas empresas é uma estratégia essencial para tornar os negócios mais eficientes e lucrativos. Com o uso de tecnologia, é possível otimizar processos e melhorar a produtividade, garantindo maior competitividade no mercado
Para pequenas empresas, os recursos acabam por ser mais limitados, tanto na questão de aporte de investimento quanto em quantidade e qualidade de mão de obra. É nesse ponto em que a automatização de processos pode surgir como uma estratégia interessante para aumentar a lucratividade e produtividade do negócio.
Tipos de automação
Quando pensamos em automação, logo vem à cabeça uma linha de produção repleta de braços robóticos montando equipamentos em linha. Esse é apenas um dos tipos de automação que podemos encontrar; na verdade, existem muitos outros, cada um com uma vantagem voltada para diferentes aspectos e diferentes aplicabilidades no mundo dos negócios. Confira alguns dos tipos:
RPA (Robot Process Automation): Esse tipo de automação é aquele no qual são utilizados robôs de alta tecnologia e softwares de ponta para a execução de tarefas precisas e repetitivas, muito utilizados em linhas de montagem e também em ambientes controlados.
Chatbots: O uso de chatbots também é considerado uma forma de automação, uma vez que o chatbot é um robô, ou IA, que interage com consumidores da marca para resolução de problemas simples, através de scripts pré-programados; dessa forma, é possível reduzir a equipe de atendimento ao consumidor, podendo ser remanejada para as demandas mais complexas da operação. Os chatbots são especialmente úteis quando é necessária a interação direta entre marca e consumidor, como sites de compras.
URA (Unidade de Resposta Audível): Essa ferramenta de automação é predecessora ao chatbot, e é utilizada em call centers para automatizar o atendimento aos clientes, com mensagens e respostas programadas, de acordo com a opção digitada pelo cliente ao ligar para o call center. Esse tipo de automação é favorável para empreendimentos que prestam tipos diferentes de serviços, já que é possível filtrar e direcionar o consumidor para determinados departamentos, sem a necessidade de um atendente.
BPM (Business Process Management Systems) ERP (Enterprise Resource Planning): Os sistemas de gerenciamento de processo são, talvez, a forma mais eficiente de automação em empresas, juntamente do ERP para pequenas empresas. As duas ferramentas trabalham em conjunto, mas com finalidades diferentes.
O BPM é uma ferramenta de automação focada nos processos organizacionais, como otimização de procedimentos, monitoramento e gerenciamento de processos entre departamentos.
Já o ERP é voltado para a otimização e coleta de dados dos processos internos de cada departamento, como módulo financeiro, contábil, de produção, RH, logística, depósito, entregas, localização de colaboradores externos, etc. O ERP vai gerar os relatórios necessários, que serão analisados pelo BPM para a melhor integração entre departamentos diferentes, a fim de evitar gargalos na produção ou prestação de serviço.