Como investir na bolsa de valores: Guia para iniciantes!

0
54

Se você deseja saber como investir na bolsa de valores para iniciantes, precisa entender alguns conceitos iniciais primeiro. A Bovespa, ou B3, é a porta de entrada de muitos investidores que estão começando, pois conta com uma grande facilidade de ingresso e diversas plataformas que viabilizam as negociações.

A principal característica da bolsa de valores é que ela é muito segura. Um ambiente seguro de negociações pode ser encontrado quando a ideia é investir na bolsa. Lá, ficam disponíveis as ações, ativos e valores mobiliários disponíveis para compra e venda em nosso país. Essas aplicações são negociadas através de regras e horários estabelecidos.

Como investir na bolsa de valores
Fonte da imagem: Freepik.com

Passos iniciais sobre como investir na bolsa de valores para iniciantes

Agora que você já sabe o básico sobre Bovespa, já pode começar a realizar seus primeiros investimentos. Para que você comece com o pé direito, separamos alguns passos iniciais que você pode utilizar como guia no início da sua jornada como investidor. Veja quais são eles:

  • Tenha um orçamento inicial para investir;
  • Cadastre-se e envie a documentação necessária para uma corretora de ações;
  • Estude o mercado e faça o seu investimento!

O orçamento deve ser definido de acordo com as suas condições financeiras atuais. É muito recomendado que você não tenha dívidas atrasadas ou em andamento, bem como tenha uma reserva financeira para emergências. O valor inicial destinado aos investimentos deve ser um extra, ou seja, você deve começar sabendo que há um risco de perder parte ou todo esse valor.

Em relação a corretora de ações, você pode utilizar diversas opções seguras que existem na internet ou nas instituições bancárias. Para te ajudar, separamos um ranking de 2018 da Proteste, associação de defesa do consumidor, com as principais corretoras de ações do mercado brasileiro. Os primeiros lugares ficaram com: XP, Ativa, Rico, Bradesco e MyCap.

Por fim, você deve estudar o mercado e escolher as melhores opções de investimento para começar a lucrar. Falaremos mais sobre a questão do conhecimento no próximo tópico.

Como investir na bolsa de valores
Imagem: Freepik

Dicas para iniciantes

Vejamos agora algumas dicas para quem vai começar a investir na bolsa de valores. Essas dicas são mais gerais e servem para que você tenha a orientação necessária para buscar conteúdos mais aprofundados. 

Aqui no Dinheiro Web temos diversos posts sobre o assunto. Navegue pelo site e saiba mais sobre o universo dos investimentos. 

Veja agora o que separamos para este post!

Busque conhecimento

O conhecimento é a chave para obter o sucesso em praticamente qualquer coisa e isso não é diferente com a bolsa de valores. Se você buscar as fontes certas e se dedicar ao estudo de análise de mercado, análise gráfica, conhecimento sobre as empresas, política, economia, entre outros, certamente sairá na frente de muitos outros investidores.

A bolsa de valores demanda um conhecimento sólido e contínuo para que você obtenha bons resultados. De nada adianta você investir 5 ou 10 mil reais em uma empresa que está subindo sem saber os motivos da subida, a próxima tendência, o que está sendo feito na empresa, como está a economia do país, entre outros aspectos importantes.

Day trade, swing trade ou longo prazo?

Uma dica muito interessante para quem está começando é escolher uma forma de investir na bolsa de valores. Atualmente as três modalidades são o day trade, o swing trade e o longo prazo. Veja como cada uma funciona:

  • Day trade: Nessa modalidade o investidor compra e vende ações em um curto espaço de tempo, mais especificamente dentro do período de um dia. As negociações acompanham as oscilações do mercado e podem ser feitas pela manhã e vendidas à tarde e outras podem durar apenas alguns minutos ou segundos, por exemplo.
  • Swing trade: O swing trade é muito parecido com o day trade, pois também segue a lógica das oscilações do mercado em curtos períodos. A diferença aqui é que nessa modalidade você pode comprar e vender dentro de alguns dias, semanas, meses ou em maiores espaços de tempo.
  • Longo prazo: Por fim, temos a modalidade de investimento de longo prazo. Essa é uma das preferidas dos investidores que mais entendem do assunto. O longo prazo quer dizer que você não tem intenção de vender a sua ação tão cedo, mas sim entende que aquela ação vai valorizar ao longo dos próximos anos, de modo que você quer fazer parte do quadro societário da empresa e crescer junto com ela.

Principais cuidados antes de investir

Veja agora alguns cuidados importantes para quem está começando a investir na Bovespa. Acompanhe!

Entenda a volatilidade

A volatilidade do mercado de ações é muito alta, sendo que você pode ganhar e perder alguns pontos de uma hora para outra. Veja o que aconteceu com as ações da VALE depois do rompimento da barragem de Brumadinho e como tudo pode mudar na Bovespa em apenas alguns minutos.

Conheça os riscos

Sabendo que a bolsa de valores pode subir e cair a qualquer momento, é preciso que você entenda os riscos de operar nesse mercado. O montante inicial que você separar para investir deve estar totalmente desatrelado das suas necessidades. 

O mindset ideal para começar é entender que aquele dinheiro pode ser perdido em apenas alguns dias e que isso será um aprendizado para você.

FAQ

Considerações finais

Depois da leitura deste post, fica muito mais fácil saber como investir na bolsa de valores para iniciantes, certo? Leia o post quantas vezes precisar e busque muitas outras fontes de conhecimento. Isso fará com que você tenha a munição necessária para obter cada vez mais sucesso nos investimentos, especialmente na bolsa de valores.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here