Investir em ações: Tudo o que você precisa saber antes de começar!

0
13
Investir em ações
Investir em ações: Tudo o que você precisa saber antes de começar! | Imagem: Freepik.com

Investir em ações é um passo importante na vida de qualquer pessoa que pensa no futuro. É claro que existem diversos tipos de investimentos, mas as ações proporcionam um universo amplo de possibilidades. Leia o post até o final e descubra como começar a investir em ações do jeito certo!

Índice

Principais dicas para investir em ações

Uma das dicas mais importantes para quem deseja ingressar no universo do mercado de ações é a atenção com o planejamento financeiro. Antes de começar a investir, você deve se livrar das dívidas e conseguir manter a sua vida tranquila financeiramente, para só então pensar em como o seu dinheiro pode se multiplicar.

Se você tiver uma dívida de 10 mil reais no banco, por exemplo, de nada vai adiantar você aplicar 2 mil reais por mês, pois os juros da sua dívida serão maiores do que o seu rendimento em praticamente qualquer aplicação.

Outra dica interessante tem relação com o seu perfil de investidor. Você pode ser mais arrojado, moderado ou conservador. Caso você tenha quantias financeiras que não tem medo de perder e gosta de assumir riscos quando os resultados são bons, talvez as ações sejam uma excelente opção para você.

Se você é mais moderado, o ideal é que você consiga diversificar bem os seus investimentos. Não invista só em ações quando você pode se proteger mais ainda sendo moderado e investindo em renda fixa, fundos imobiliários, entre outros. 

Caso você tenha uma estilo bem conservador e não pode se dar ao luxo de perder a quantia investida com tanta facilidade, o ideal é comprar ações bem seguras e apostar na renda fixa, tesouro direto, entre outros, pois essas opções não trazem tanto lucro, mas também não deixam você com medo de perder o seu dinheiro de forma repentina.

Por fim, uma dica que pode mudar a sua forma de investir está relacionada à plataforma que você vai utilizar. O mercado de ações pode parecer assustador e ao mesmo tempo cheio de possibilidades, não é mesmo? Pois então, escolha uma plataforma que faça as coisas se tornarem mais simples e intuitivas.

Você pode se cadastrar em uma corretora de ações online e comprar ações variadas com apenas alguns cliques. Se você preferir, ainda pode contar com algum tipo de consultoria especializada, em que um profissional da área pode te ajudar com propriedade a escolher os melhores ativos.

Maiores cuidados

Um cuidado importante que você deve ter ao investir em ações está relacionado com a sua segurança financeira. Antes, falamos que uma dica é se planejar financeiramente. Agora trazemos um cuidado: não invista em ações sem algum tipo de reserva financeira. 

Não há investimento mais seguro e interessante do que estar prevenido contra infortúnios da vida, como a necessidade de fazer tratamentos médicos, consertos de bens móveis, comprar remédios, entre outros.

Outro cuidado para o qual você deve se atentar é a sua saúde mental. Se você é uma pessoa ansiosa ou impulsiva, por exemplo, o ideal é que você trate dessas questões antes de fazer grandes investimentos. 

Questões imprevisíveis podem acontecer a qualquer momento. Ações que se mantêm estáveis durante meses podem subir ou até mesmo cair de um dia para o outro. Você precisa estar estável mensalmente para aceitar as perdas e fazer um movimento estratégico quando isso acontecer, mesmo que signifique não fazer absolutamente nada e ter paciência.

Saiba os mitos de investir em ações

Agora que você já sabe os principais cuidados e dicas sobre investimento em ações, precisa conhecer alguns mitos sobre essa área que vão te ajudar a iniciar nesse universo com o mindset correto. Veja quais são eles:

“Para começar a investir em ações eu preciso ter muito dinheiro”

Esse é um mito muito famoso entre os investidores iniciantes. Não é preciso começar com grandes aportes financeiros. Existem corretoras que aceitam depósitos a partir de cem ou até mesmo trinta reais. É claro que os resultados vão ser proporcionais ao montante que você investe, mas nada impede que você comece a aprender a investir em ações na prática e sem gastar muito.

“Vou enriquecer rapidamente investindo em ações”

O universo das ações da bolsa de valores é muito complexo e, por isso, faz com que seja quase impossível enriquecer rapidamente ao começar a investir. Você vai precisar ter paciência e adquirir conhecimento para saber onde colocar o seu dinheiro e obter retornos no médio e longo prazo. Só assim você poderá “enriquecer” com seus investimentos.

“Não terei risco se comprar ações de grandes empresas”

Não pense que ações de grandes empresas não sofrem variações negativas. Você nunca sabe o que pode acontecer. Sabemos de diversas empresas que eram consideradas muito estáveis e que tiveram grandes quedas repentinas no mercado de ações. Um exemplo disso é a VALE e a Oi. Dessa forma, o mais recomendado é diversificar os seus investimentos em ações para correr menos riscos.

Erros mais comuns

Para começar com o pé direito, é sempre importante aprender com os erros de outras pessoas. Um desses erros é acreditar que a bolsa de valores é uma empresa de apostas. Você não deve “chutar” quais ações vão valorizar em determinado tempo. Qualquer compra de ações deve ser feita de forma embasada, seja em estudos sobre a área, conhecimento sobre a empresa, crença de especialistas, entre outros.

Outro erro que acaba fazendo com que muitos investidores desistam antes mesmo de começarem a ter retorno é não saber qual o seu perfil de investidor. Anteriormente falamos que você pode ser um investidor arrojado, moderado ou conservador. Dessa forma, antes de começar a investir, veja com qual desses tipos você se identifica mais para não cometer erros e depois se arrepender.

Perguntas frequentes

O que são ações?

Ações são títulos de empresas que você pode comprar para se tornar sócio do empreendimento.

Como investir em ações?

Você pode investir em ações cadastrando-se em uma corretora de investimentos e depositando um valor na sua carteira virtual.

Quais os principais tipos de investimentos?

Os principais tipos de investimentos são em ações, fundos imobiliários, tesouro direto, CDI, moedas, criptomoedas, entre outros. 

Quais são as formas de investir?

Você pode fazer investimentos no longo prazo ou praticar a especulação financeira do mercado de ações. Nesse segundo caso, você será conhecido como “trader” e fará pequenas compras e vendas ao longo do dia, semana ou mês, por exemplo.

Agora que você já sabe tudo sobre como começar a investir em ações, que tal entrar no site do DinheiroWeb e descobrir mais informações que podem te ajudar a obter os melhores resultados? Clique aqui e acesse o site!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here