É possível contratar um Cartão de Crédito com o nome sujo?

0
33

Muitos brasileiros precisam ou desejam um cartão de crédito para tentar controlar as finanças. O objetivo deste post é mostrar que é possível obter um cartão de crédito com o nome sujo. Confira a seguir e saiba se você pode solicitar o seu.

Cartão de Crédito com o nome sujo
É possível contratar um Cartão de Crédito com o nome sujo?

Nosso país já possuía um número recorde de pessoas negativadas, mesmo em 2019. A pandemia complicou ainda mais a situação, pois elevou o número de desempregados e desequilibrou o orçamento de muitas pessoas. 

A dificuldade em quitar as dívidas fez com que o número de consumidores negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Centralização de Serviços dos Bancos (Serasa) aumentasse ainda mais.

É possível conseguir um cartão de crédito com o nome sujo?

Com certeza você já ouviu falar que a maioria das operadoras de cartão de crédito consulta os cadastros de inscritos nos órgãos SPC e Serasa antes de disponibilizarem alguma linha de crédito ao cliente. Tal informação ajuda as empresas a protegerem-se do risco de inadimplência.

Muitas delas não aprovam um cartão de crédito para consumidores com o nome sujo, justamente porque a maioria deles estão nessa situação por culpa de dívidas no cartão. A situação tornou-se uma bola de neve que não pôde ser contida.

Por causa disso, é muito mais difícil conseguir um cartão da maneira convencional, chegando a ser um desafio quase impossível de superar. Apesar dessas restrições, o que muitos não sabem é que existe sim a possibilidade de obter um cartão de crédito mesmo com o nome sujo. Basta solicitar um cartão em consignação.

Como funciona esse tipo de cartão de crédito no sistema consignado? Como contratar um?

O sistema de consignação é famoso devido aos empréstimos feitos em consignação para aposentados e pensionistas, mas essas mesmas instituições financeiras também oferecem cartão de crédito em consignação. 

Nesta modalidade, a sua fatura mensal fechada é cobrada diretamente na conta bancária, através do sistema de retenção em folha, oferecendo um menor risco ao banco e ampliando as chances de negociações.

Confira as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

A seguir constam algumas perguntas e respostas para ajudar você a compreender melhor sobre o funcionamento deste tipo de cartão de crédito.

Quais são as diferenças entre empréstimo consignado e cartão de crédito consignado?

O empréstimo consignado consiste no empréstimo de determinada quantia, a qual é quitada por meio da retenção do valor das parcelas negociadas diretamente na sua conta. Por exemplo, você procura uma agência solicitando certa quantia de dinheiro e eles descontam parcelas referentes ao valor acordado do seu salário recebido em conta bancária.

No caso do cartão de crédito consignado é o contrário. Você não adquire uma dívida que é tarifada em parcelas em folha. Você faz uma compra e depois ocorre a cobrança da compra adicionando as taxas que variam de acordo com cada instituição.

É importante explicar que você não tem obrigação de utilizar o cartão até o limite. Basta apenas usar de acordo com sua necessidade e aguardar os devidos descontos das parcelas em folha, assim que seu pagamento cair. 

No cartão, caso o parcelamento da compra acabe, você não receberá cobrança, a não ser de possíveis taxas bancárias acordadas e anuidades negociadas na contratação do serviço.

Lembramos que o limite do cartão é definido de acordo com a instituição financeira. Ele pode ser bloqueado normalmente caso o limite seja atingido.

É possível fazer saques no cartão de crédito em consignação?

Assim como no cartão de crédito convencional, também é possível fazer saques quando se possui um cartão de crédito consignado. O valor sacado será cobrado normalmente na sua próxima fatura. 

Obviamente o valor disponibilizado para saque está sujeito à análise da operadora do cartão. O risco de fazer um saque nesta modalidade é que o valor sacado será cobrado de forma integral, o que pode não ser interessante para você, uma vez que a intenção do cartão de crédito é justamente parcelar os valores.

Quem pode ter um desses cartões em consignação?

Você pode ter um cartão consignado caso se encaixe nos seguintes perfis:

  • ser aposentado do INSS;
  • ser pensionista do INSS;
  • ser um servidor público;
  • exercer cargo  militar;  
  • ser funcionário de empresas/organizações privadas que possuem negociação com determinados bancos (confirme com o banco essa possibilidade). 

Vale a pena ter um cartão em consignação?

A instituição financeira libera crédito e benefícios de acordo com as possibilidades financeiras de cada consumidor, após a análise detalhada. Uma vez que oferecer um cartão de crédito para alguém que está com o nome sujo envolve um risco maior por parte do banco, pode ser que as taxas aplicadas sejam maiores para compensar o risco corrido pela instituição.

Devido à existência de altas taxas por parte de alguns bancos, pode ser prejudicial para você contratar um serviço desta modalidade. Pesquise e fique atento às taxas cobradas antes de aceitar o cartão oferecido. Tire todas as dúvidas e pesquise as melhores instituições, pois as taxas variam entre elas. Atenção às condições dos termos assinados. 

Lembre-se que um cartão de crédito é importante para ajudá-lo a parcelar as compras feitas. Quanto maior a quantidade de parcelas, mais livre ficará o seu orçamento. Não permita que a folga financeira sirva para criação de novos débitos desnecessários.

Desta forma, se após analisar os prós e contras você perceber que ele o ajudará a organizar seu orçamento, vale sim a pena solicitar esse cartão, pelo menos até você conseguir regularizar a dívida que negativou o seu CPF.

Após regularizar a sua dívida antiga, devido ao relacionamento com o banco, você poderá ter a oportunidade de ter um cartão convencional, com taxas menores e mais benefícios, dependendo do banco.

Agora que você sabe que é possível obter um cartão de crédito com o nome sujo, é importante fazer um orçamento das suas finanças e calcular as taxas da organização financeira com cuidado, pois um cartão de crédito terá o poder de recuperar ou derrubar sua situação financeira. 

O que achou do nosso post? Sempre temos novos conteúdos relevantes e atualizados! Inscreva-se na nossa newsletter para não perder nenhuma nova publicação. Restou alguma dúvida sobre o tema? Ficaremos felizes em responder! Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here