10 Dicas de como fazer sobrar mais dinheiro

0
224

Veja como fazer para sobrar mais dinheiro e ter uma melhor organização das suas finanças.

como fazer sobrar mais dinheiro

O dinheiro é algo fundamental na nossa sociedade. Com ele, você satisfaz as suas necessidades básicas e tem a possibilidade de investir em estudos, viagens, veículos, moradia, dentre outros. No entanto, a falta dele é um revés que entristece muitas pessoas. 

Você já foi a um supermercado e na hora de pagar as compras precisou devolver alguns itens? Já sentiu vontade de viajar, mas não tinha dinheiro? Então este post é para você. 

Entenda como fazer sobrar mais dinheiro e organize as suas finanças com as seguintes dicas.

Dicas de como fazer sobrar mais dinheiro

Você pode melhorar a sua situação financeira seguindo dicas simples. A partir da construção de novos hábitos com relação às finanças, você verá que a falta de dinheiro não será mais um problema na sua vida.

1. Corte gastos

Recebeu o seu salário do mês? Talvez esse não seja o momento de você fazer aquele churrasco no final de semana ou de comprar diversos itens por impulso. Se você está passando por uma crise financeira e sempre chega ao final do mês no vermelho, cortar gastos será fundamental para organizar a sua vida financeira.

Comece pelo básico: faça uma lista de compras e evite gastar com o que não é essencial e estabeleça metas de gastos semanais e mensais.

2. Evite o desperdício

Você pode economizar muito evitando o desperdício de alimentos, roupas, móveis, água, energia, dentre outros.

Não jogue o seu dinheiro no lixo. Recicle e reaproveite os materiais para garantir uma economia financeira todo mês.

3.Adquira conhecimento sobre finanças

Sim, estudar fará você economizar mais dinheiro, porque é por meio do conhecimento adquirido que você será capaz de gerenciar melhor as suas finanças. Desse modo, estude sobre finanças e contabilidade básica.

4. Tenha metas e faça um planejamento financeiro

Defina o máximo que você pode gastar por semana e por mês. Pague as contas básicas e estabeleça metas financeiras, as quais devem ser a curto e a longo prazo.

Um planejamento financeiro é de suma importância e você pode fazê-lo conforme as seguintes orientações: 

  • liste as despesas fixas (custos comuns de todos os meses, como o aluguel, por exemplo), variáveis (como conta de água e gás de cozinha) e as despesas extras (o que não estava programado);
  • identifique qual é a receita (tudo que você ganha) total por mês;
  • reconheça quais contas devem ser pagas com prioridade;
  • faça a diferença entre o que você ganha e o que você gasta para fazer o seu planejamento para o mês seguinte com base nisso;
  • evite adquirir produtos que não são necessários para o momento;
  • dentre outras.

5. Saia do ciclo do endividamento

Sempre pague o que você deve no tempo estipulado e cuidado para não endividar-se novamente. Procure renegociar as suas dívidas e pague primeiro aquelas que possuem juros mais altos.

 Lembre-se: a dívida não deve ser um costume.

6. Tenha uma renda extra

Você pode ganhar uma renda extra trabalhando online de várias formas, tais como: 

  • escrevendo para blog;
  • por meio de aplicativos
  • trabalhando para empresas que contratam em modelo home office;
  • com redes sociais;
  • venda de produtos digitais (como cursos e apostilas);
  • venda como afiliado;
  • dentre outras.

Além disso, você pode trabalhar por conta própria por meio da venda de produtos físicos ou algum serviço que não atrapalhe o seu rendimento no emprego atual. Busque alternativas, em meio a uma crise financeira é preciso adaptar-se e procurar formas de sair dela o mais rápido possível.

7. Peça descontos e aproveite as promoções

Vai fazer alguma compra? Peça um desconto para os vendedores ou, até mesmo, para o gerente. Além disso, pesquise na internet qual é a loja com o melhor custo-benefício para adquirir o produto que você deseja e saia de casa com tudo anotado. 

Também é possível fazer compras online, o que, muitas vezes, é mais vantajoso, porque você receberá o produto no conforto da sua casa e por um preço menor. Lembre-se de conferir o valor total com o frete e certifique-se de que a loja virtual é confiável antes de efetuar a compra.

8. Não se empolgue com o cartão de crédito

O cartão de crédito facilita as compras, mas cuidado, ele representa um grande problema para pessoas que não sabem organizar as suas finanças. Prefira pagar à vista ou parcele o produto em poucas vezes e dê preferência para serviços que não têm juros.

9. Tenha uma reserva de emergência 

Com certeza você não quer passar apuros com relação ao dinheiro em caso de um acidente, por exemplo. Tenha sempre um dinheiro disponível para situações imprevistas, dado que a sua vida e a vida da sua família devem ser prioridade.

10. Divirta-se com entretenimentos gratuitos

Você não precisa abrir mão do lazer por falta de dinheiro. Busque alternativas de diversão para curtir com a família ou sozinho sem peso na consciência.

Considerações finais

Neste artigo você viu como sobrar mais dinheiro e sair do aperto financeiro. Seja uma pessoa disciplinada, porque isso fará uma enorme diferença na sua vida. É a partir de um planejamento financeiro que você saberá aumentar a renda e diminuir gastos. 

O que você faz em momentos de crise? Já começou o seu planejamento financeiro? Compartilhe nos comentários.

FAQ

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here