O próximo ano será marcado por Inteligência Artificial, transparência, sustentabilidade, inovação nas redes sociais e SEO; empresas devem equilibrar inovação com responsabilidade para engajar consumidores
Com 2025 se aproximando, a indústria do marketing se prepara para um novo ano repleto de oportunidades para criar site e novas campanhas. A Kantar, especialista em análise de dados, lançou o relatório “Marketing Trends 2025”, um panorama completo das tendências que moldarão o mercado.
A pesquisa, baseada em dados e percepções comportamentais, aborda temas como sustentabilidade, IA generativa e a evolução das mídias sociais, apresentando um guia estratégico para marcas e profissionais do setor. Descubra quais serão as próximas novidades.
Segurança será prioridade com o avanço da Inteligência Artificial
Através das novas funcionalidades, a sensação de urgência é real: mais de um terço dos executivos acredita que nem eles nem suas equipes possuem as habilidades necessárias para atender às demandas da IA nas empresas; neste sentido, a origem dos dados utilizados por essas tecnologias promete ser uma questão central em 2025.
Conforme a GenAI avança, cresce a pressão por mais transparência. Uma evidência disso é que 31% dos brasileiros se sentem incomodados com anúncios gerados por Inteligência Artificial, enquanto seis em cada 10 consumidores expressam preocupação com a possibilidade de criação de conteúdos falsos.
Seja para orientar para auxiliar na criação de ideias, criar um endereço virtual ou conteúdos, os profissionais da área exigem cada vez mais garantias sobre a relevância dos dados utilizados no treinamento dos modelos de IA. A busca por segurança e precisão será essencial para equilibrar inovação e responsabilidade.
Sustentabilidade e marketing se tornaram inseparáveis
Outro levantamento da pesquisa aponta que 87% da população demonstra interesse em adotar um estilo de vida mais sustentável. Além disso, mais da metade dos consumidores (56%) já boicotaram empresas que não apresentam compromisso com práticas sustentáveis.
A nova realidade impulsionará as marcas a enxergar a sustentabilidade não apenas como uma tendência, mas como um fator determinante para o sucesso nos negócios, e aquelas que não se adaptarem a essa nova ordem arriscam perder clientes e enfrentar desafios. Já os governos estão intensificando a fiscalização e estabelecendo normas mais rigorosas para proteger o meio ambiente.
É preciso inovar nas redes sociais para não perder a audiência
O desencanto com os anúncios nas redes sociais é um sentimento compartilhado por consumidores de todas as gerações. O relatório “Marketing Trends 2025” revela que menos de um terço das pessoas afirma que os anúncios nessas plataformas conseguem capturá-las de forma efetiva.
Segundo especialistas, a solução para esse impasse está em produtos visuais e na capacidade de contar histórias envolventes. Novas narrativas, apresentadas de maneira criativa e impactante, têm o potencial de despertar a curiosidade e a emoção do público, superando a saturação de conteúdo que caracteriza as redes sociais atuais.
SEO continuará com força total
Uma das tendências e passos mais importantes é criar um site com design responsivo e otimizado para SEO. Quando o endereço virtual é encontrado nos mecanismos de busca e oferece uma experiência de navegação adequada ao usuário, as métricas de engajamento e conversão são maiores, impulsionando o crescimento do negócio.
Para isso, é necessário adaptar o layout e o conteúdo em diferentes tamanhos e formatos de telas, especialmente para os visitantes encontrarem facilmente as informações que buscam, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando o tempo de permanência no site.