Gestão financeira empresarial: aprenda as principais práticas

0
173

A chance de sobrevivência e crescimento de uma organização depende em grande parte de uma gestão financeira empresarial eficiente, sendo um dos aspectos mais importantes dos negócios, seja em uma pequena empresa ou uma grande corporação.

Esse aspecto-chave do negócio deve sempre se tornar um dos processos centrais, com a obrigatoriedade de ser incluído no planejamento contínuo.

Gestão financeira empresarial
Gestão financeira empresarial: aprenda as principais práticas: Foto: our-team – br.freepik.com

Ainda assim, envolver a gestão financeira empresarial em todos os setores se mostra um desafio que deve ser encarado por líderes, gestores, funcionários, parceiros comerciais e, de alguma maneira, até mesmo os consumidores. 

O que é gestão financeira?

A gestão financeira empresarial é o planejamento, organização e controle das atividades financeiras em qualquer organização. 

Isso geralmente é responsabilidade de um departamento financeiro, liderado por um contador, economista ou administrador, ou terceirizado para uma assessoria contábil especializada.

Para ter sucesso, os gestores financeiros controlam transações de entrada e saída de capital, e como elas são processadas para fornecedores e clientes. 

Eles realizam relatórios financeiros mensais para acompanhar todos os gastos, comparar os gastos reais com o que foi orçado para evitar gastos excessivos e garantir que os requisitos fiscais e de auditoria sejam atendidos.

Além disso, os gestores financeiros também devem traçar estratégias do que precisa acontecer financeiramente. 

Dessa forma, a empresa pode atingir os objetivos de longo e curto prazo, além de garantir boas habilidades de tomada de decisão junto a uma assessoria contabilidade para escolher a melhor maneira de alcançar as metas.

Também devem fornecer relatórios e dados financeiros atualizados para garantir que as finanças sejam controladas em toda a empresa, a fim de que cada departamento esteja operando dentro do orçamento e alinhado à estratégia geral de finanças corporativas.

Os principais objetivos da gestão financeira

Os principais objetivos da gestão financeira são:

  • Controle de gastos;
  • Fornecimento de dados sobre receitas e dividendos;
  • Maximização dos lucros;
  • Melhora da governança corporativa;
  • Relatórios de atividades internas para investidores.

A gestão financeira proposta por uma empresa de contabilidade em São Paulo também inclui o rastreamento de liquidez e fluxo de caixa, a fim de garantir que a empresa tenha dinheiro suficiente para operar conforme planejado, dentro dos regulamentos nacionais e específicos do setor.

Além disso, há responsabilidade quanto à prevenção de resultados, seja por meio do desenvolvimento de cenários financeiros com base no estado atual do negócio, ou em comparação com possíveis condições do mercado financeiro.

Um departamento financeiro também pode abranger habilidades em análise e controle específicos para esta área.

Os analistas financeiros orientam as empresas nas decisões sobre um planejamento tributário, investir capital para obter lucro, gerenciando o orçamento de valores e tomando decisões de investimento em ativos atuais e novos. 

Tudo isso para garantir que os investimentos sejam alocados em empreendimentos lucrativos e forneçam bons retornos. 

Os gestores usam dados e previsões compilados pelo uso de ferramentas financeiras, que passam a fornecer dados em tempo real sobre o mercado nacional e estrangeiro para estabelecer como maximizar os lucros.

Os serviços de contabilidade preços abrangem contabilidade, estratégia financeira e liderança, sendo responsável pelo gerenciamento de riscos e controle de lucros e custos, supervisionando tanto o quadro geral quanto os detalhes mais sutis da gestão financeira empresarial.

A importância da gestão financeira empresarial

A gestão financeira empresarial é vital ao longo da vida de qualquer negócio, e deve estar no centro de todas as decisões que um empresário toma.

É possível tirar o máximo proveito de um plano financeiro com a ajuda de um contador e consultor de negócios, assim como uma avaliação e perícia na construção civil é essencial dentro de um projeto imobiliário.

Manter o controle das finanças, além de verificar os resultados reais versus os resultados previstos, pode ajudar a identificar possíveis áreas de risco, como mudanças no mercado ou desacelerações financeiras. 

Dessa maneira, a contenção e tomada de medidas excepcionais podem evitar ou aliviar riscos ou até mesmo combatê-los o quanto antes. 

Para isso, é preciso implementar algumas ações, que se mostram importantes a todo o instante em que se foca na gestão financeira empresarial.

  1. Planejamento financeiro

A gestão financeira permite determinar a necessidade financeira do negócio e leva a tomar decisões em conformidade. 

O planejamento financeiro para a fabricação de uma linha de produção de garrafa personalizada com nome é outro aspecto importante das preocupações de negócios que ajuda a promover um empreendimento.

  1. Aquisição de fundos

A gestão financeira está preocupada com a aquisição de financiamento necessário para o negócio. 

A aquisição de fundos necessários desempenha um papel crítico na gestão financeira, envolvendo uma possível fonte de financiamento a um custo mínimo.

  1. Melhora da lucratividade

A lucratividade é a principal preocupação de qualquer organização empresarial, dependendo da eficácia e da utilização adequada dos fundos pela organização. 

Com a ajuda de fortes dispositivos de controle financeiro, como:

  • Análise de custo-volume-lucro;
  • Análise de proporção;
  • Controle orçamentário;
  • Tendência de mercado.

Com isso, o gerenciamento financeiro ajuda a melhorar a posição de lucratividade do negócio.

  1. Utilização apropriada de fundos

A gestão financeira está relacionada com a alocação e utilização adequadas dos fundos. Este processo de gestão financeira ajuda a melhorar a eficiência operacional do negócio. 

Quando usado com precisão, pode reduzir o custo de capital, aumentar o valor da empresa e fortalecer a posição financeira geral do negócio.

  1. Aumento do valor da empresa

A gestão financeira é essencial no campo do aumento da riqueza dos investidores e do negócio.

O objetivo final de qualquer negócio é alcançar o máximo de lucro e maior lucratividade, o que leva à maximização da riqueza dos investidores, além de contribuir para o crescimento da economia.

  1. Melhora no acesso ao financiamento

Executivos que desejam investir no crescimento dos negócios, ou visam estar protegidos em caso de recessão, precisam acessar novas fontes de financiamento. 

Sem um plano financeiro, é improvável que os credores vejam o negócio como viável para assistência financeira ou empréstimo. 

Um plano financeiro destaca os requisitos atuais e prevê futuros estresses ou oportunidades.

  1. Ajuda a reduzir os custos do negócio

O controle das finanças significa que a empresa pode acompanhar as despesas gerais em relação às metas de vendas, evitar encargos bancários e investir os excedentes com sabedoria. 

As melhores estratégias fiscais só são visíveis com uma compreensão clara das finanças, como custos com fornecedores e serviços de terceirização de limpeza e segurança patrimonial.

Conseguir um bom contador e um consultor de negócios é a maneira mais rápida de atualizar as contas e descobrir áreas onde se pode economizar.

  1. Ajudar a medir o sucesso empresarial

Há empresas que se mostram despreparadas, ao menos em um determinado momento, por razões adversas.

Isso é particularmente importante, pois superar as previsões e indicadores-chave de desempenho podem abrir opções de financiamento mais acessíveis, bem como novas áreas de investimento para crescimento.

  1. Melhora sobre a compreensão do mercado

Uma boa compreensão de onde a empresa está ganhando dinheiro, ou pior, está perdendo, ajuda a identificar novas tendências de mercado. 

Também destaca áreas onde uma estratégia de marketing foi eficaz e pode sugerir outras onde novas estratégias podem ser necessárias. 

Obter a assistência de um contador ajuda a controlar os custos, enquanto um consultor de negócios pode ajudar na elaboração de estratégias.

  1. Pode destacar áreas de crescimento

Com dados detalhados e precisos sobre o negócio, fica mais fácil tomar decisões de investimento por meio de dados. 

Com informações seguras, fica mais evidente quais áreas do negócio estão indo particularmente bem e onde mais crescimento pode ser obtido com mais investimento e reflexão.

  1. Ajuda no desenvolvimento e capacidade da equipe

Ao descrever quais são os custos diários, a empresa enxerga quanto orçamento pode ser liberado para o aprimoramento dos funcionários. 

Manter os funcionários satisfeitos com as oportunidades de treinamento ajuda a se manter à frente dos concorrentes e, possivelmente, abre novos caminhos para o crescimento dos negócios.

Benefícios de uma gestão financeira eficaz

Uma gestão financeira empresarial pode identificar tendências positivas e negativas onde elas podem ter se perdido em um mar de números. 

Com uma proposta segura baseada em um planejamento financeiro, fica mais fácil priorizar os gastos. Nas pequenas empresas, a conservação de recursos financeiros é uma obrigação. 

Um plano financeiro bem pensado pode ajudar a priorizar quais áreas precisam ser financiadas imediatamente, e onde as despesas podem esperar até que se tenha uma temporada melhor. 

Mesmo as maiores corporações do mundo passam por um processo de priorização de gastos resultante de uma criteriosa análise de custo x benefício.

No geral, o plano financeiro existe para ajudar a medir o progresso empresarial.

Quando o empreendedor de uma pequena empresa está mergulhado nas operações do dia a dia da administração dos negócios, muitas vezes pode perder de vista os avanços que fez para expandir os negócios. 

A gestão financeira eficiente ajuda o pequeno empresário a ver, de forma clara, o que está ocorrendo por meio da revisão e análise dos dados concretos.

Conclusão

Desde a determinação da estrutura de capital até o estabelecimento da taxa de dividendos, a gestão financeira empresarial tem um grande impacto na estabilidade financeira da organização. Assim, a importância desta gestão ganha relevância em todas as épocas. 

A gestão financeira também inclui a gestão de caixa, pois é uma das áreas importantes para superar a experiência de crise e atender às despesas de rotina. 

O controle sobre as finanças também é um aspecto fundamental, podendo ser alcançado por meio de técnicas como análise de índice, previsão financeira, índice de lucro e custo, entre outros, para manter a organização preparada para enfrentar situações adversas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here