Fintechs e bancos tradicionais: Qual melhor para seu negócio

0
148

Os mercados financeiros agora oferecem uma ampla variedade de bancos. Hoje em dia, a comparação entre fintechs e bancos tradicionais é uma prova disso. 

Na atualidade, as pessoas podem escolher em qual banco querem investir e qual opção é mais viável com base no perfil de cliente.  

Fintechs e bancos tradicionais
Fintechs e bancos tradicionais: Qual melhor para seu negócio

Além dos bancos tradicionais, os bancos digitais ou fintechs também oferecem muitas vantagens, como a ausência de filas. 

Se você está procurando a melhor opção bancária para abrir uma conta e está em dúvida entre essas duas modalidades, leia mais. 

Entenda o que é fintech 

Em teoria, o termo fintech é bastante simples: financial technology, ou seja, tecnologia financeira.  

O nome é usado para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nos quais o uso da tecnologia é um diferencial importante dos players tradicionais do setor. 

As fintechs podem fornecer as mais diversas soluções, como: 

  • Cartões de crédito; 
  • Cartões de débito; 
  • Empréstimos; 
  • Seguros. 

A maioria deles permite que os clientes confiram os produtos inteiramente por meio de smartphones, sem precisar pisar em uma agência ou corretora. 

Tipos de fintech 

Esses serviços inovadores não se limitam aos bancos digitais. Apesar de terem o mesmo nome, essas empresas podem oferecer produtos e serviços diferentes. 

Aqui estão algumas possíveis áreas de atividade que uma fintech pode oferecer. 

Fintech de pagamento 

As fintechs de pagamento podem facilitar diversas atividades bancárias e financeiras, como comprar e vender pingadeira para muro de PVC

Isso porque, por exemplo, eles podem oferecer novos recursos em um cartão de crédito ou máquina de cartão. 

Inclusive, existem fintechs com opções de cartão de crédito sem taxas ou anuidades, além de cobrar juros rotativos abaixo da média do mercado, sendo um importante diferencial.

Fintech de crédito ou empréstimo  

Já pensou em reunir quem precisa de dinheiro e quem pode emprestar com juros mais baixos? Essa é a ideia das fintechs de crédito ou empréstimo.  

Elas são flexíveis e realizam análises de crédito com base em soluções de tecnologia para melhorar a dinâmica dos serviços financeiros para empresa injetora de plástico e diversos outros potenciais clientes físicos e jurídicos.

Fintech de crowdfunding 

Ter uma ideia de negócio é fácil. O desafio é dar vida a essa ideia e ter o capital para fazê-la acontecer.  

Nesse contexto também surgem plataformas como de crowdfunding – outro grande exemplo para entender o que é fintech – com intuito de facilitar o processo e possibilitar que as pessoas reúnam forças para que um projeto ocorra em troca de benefícios.

Fintech de bitcoin 

Com a febre do bitcoin e outras moedas digitais em todo o mundo, as fintechs surgiram para facilitar as transações para os investidores que desejam utilizá-las. 

Empresas como o Mercado Bitcoin cresceram muito em pouco tempo, capitalizando em cima do interesse por notícias digitais. 

Conheça os benefícios das fintechs 

Com a fintech, os consumidores têm acesso mais fácil a serviços financeiros e mais flexibilidade de atendimento.  

Com isso, os serviços de gestão de condomínios ganham poder de negociação e customização de produtos de acordo com o perfil dos clientes. Conheça mais benefícios:  

Atendimento mais próximo  

Nas fintechs, o atendimento é mais personalizado do que nas agências bancárias tradicionais. O sistema é intuitivo e torna o auto atendimento rápido e fácil.  

Além disso, será mais fácil esclarecer dúvidas utilizando diversos canais de contato. Além disso, o processo também é mais humanizado, com etapas simplificadas e foco na felicidade do cliente. 

No entanto, muitas dessas redes não oferecem escritórios/agências físicas para suporte presencial na resolução de problemas. Os que possuem, têm em números limitados.

Diminuição de custos 

Os consumidores comemoraram a redução de custos de ser um cliente fintech. Afinal, com as operações virtuais, sem a necessidade de uma agência física, o custo das operações financeiras foi reduzido significativamente.  

Isso resultou em muitos produtos praticamente de graça e melhor poder de barganha para empréstimos, subsídios, anuidades de cartão e taxas.  

Menos burocracia  

O sistema operacional de uma fintech, com todo o seu processo automatizado, online e utilizando as informações fornecidas pelo Open Banking, reduziu as etapas envolvidas no desbloqueio de serviços. 

Além disso, o portfólio de produtos da empresa também é mais especializado, facilitando a escolha dos clientes.  

Isso é uma vitória para consumidores e vendedores de divisória de ambiente MDF, pois reduz a burocracia e o tempo de atendimento, gerando mais qualidade e agilidade no processo financeiro.  

Tecnologia avançada  

As fintechs utilizam a melhor tecnologia para atender seus clientes. Uma delas é a possibilidade de utilizar o PIX para transferências gratuitas, além de aplicativos para smartphones, emissão de boletos bancários por meio de QR Codes e cartões virtuais.  

Conheça as desvantagens das fintechs 

Algumas pessoas que não têm experiência com tecnologia podem ter problemas ao usar a conta digital.  

Isso explica por que a maioria dos titulares de contas bancárias digitais são mais jovens e mais familiarizados com o ambiente online.  

A falta de apoio presencial é outro elemento de insegurança. O consumidor costuma ficar apreensivo com a possibilidade de ter dificuldade em resolver problemas com o grupo bancário. 

Por serem serviços relativamente novos, muitos bancos virtuais enfrentam problemas de atendimento e dificuldades quanto à segurança dos clientes. 

Existem muitos relatos de desvio de dinheiro, invasão de contas e práticas indevidas que costumam demorar para serem resolvidas pelas fintechs. Assim, é importante estar atento à credibilidade e regularização dessas organizações junto a órgãos responsáveis.

Esses fatores minam a credibilidade dos bancos virtuais e podem fazer com que as pessoas se sintam hesitantes. 

E os bancos tradicionais? 

Os bancos tradicionais são aqueles com agências físicas, terminais de autoatendimento e são conhecidos pela burocracia.  

Essas instituições geralmente não cobram taxa de abertura de conta. No entanto, existem modelos de contas e outros custos aos clientes. 

Os maiores bancos do Brasil ainda são bancos tradicionais, pois milhares de correntistas buscam atendimento presencial para solucionar um problema ou ter acesso a um produto ou serviço.  

Essas instituições financeiras geralmente têm uma agência ou bancos correspondentes físicos. 

Conheça os benefícios de um banco tradicional 

Continuando a comparação entre bancos digitais e bancos físicos, vamos detalhar algumas vantagens de abrir uma conta em uma agência tradicional. 

O Brasil possui várias opções de bancos de renome internacional que as pessoas podem escolher de acordo com diversos fatores. 

Abaixo, você encontra os principais pontos positivos de abrir uma conta em um desses bancos. 

Relacionamento próximo com o gerente  

Obviamente, se o cliente for à agência, ele terá um relacionamento mais próximo com o gerente, ampliando a confiança e até obtendo auxílio mais direcionado.

 

Em um banco digital ele não terá isso, pois o atendimento será feito via chat por funcionários desconhecidos ou até mesmo robôs. 

Sendo assim, se o profissional de revestimento cimenticio 3D preferir uma experiência mais interativa, o banco tradicional é a escolha certa.  

Saques gratuitos 

Além de ter mais caixas eletrônicos, os saques são gratuitos, pois as agências estão espalhadas por todo o Brasil.  

Portanto, os clientes só precisam ir ao caixa eletrônico do banco e sacar o dinheiro gratuitamente, o que não ocorre nos bancos digitais.

Mais segurança de investimento  

Essa é definitivamente uma das grandes vantagens dos bancos tradicionais, principalmente os bancos públicos.  

Isso porque eles são realmente muito mais seguros para o cliente por serem muito difíceis de quebrar e atuarem constantemente nessa frente. Assim, o dinheiro da loja de prensa dobradeira ficará mais seguro. 

Conheça as desvantagens de um banco tradicional 

Embora tenha muitos pontos positivos, contas em bancos tradicionais também possuem desvantagens. 

Uma das que mais se destaca é a necessidade de dirigir e se deslocar até uma agência para realizar saques, depósitos e transferências.

Por isso, é interessante verificar bancos que também possibilitam acesso facilitado digitalmente para a realização de algumas operações.

Além do deslocamento, dependendo do horário em que são feitas, as transações demoram para ser completadas. Como pode ser o caso de depósitos e transferências.

Com isso, os clientes ficam à mercê do horário de funcionamento da agência, que é pouco flexível.  

É preciso planejar toda a rotina para comparecer ao banco em tempo hábil para ser atendido e fazer o que precisa ser feito antes de ir ao trabalho ou ainda durante os intervalos das aulas de projetos de arquitetura.

Por fim, a abertura de contas em bancos desse tipo costuma ser mais burocrática e, por isso, leva mais tempo. De modo geral, o cliente tem de mostrar uma série de documentos, comprovar moradia e renda, entre muitas outras informações. 

Conclusão 

O objetivo deste texto não é advogar a favor de um ou outro tipo de banco. Antes, queremos dar um panorama completo das duas modalidades para que você escolha a melhor para as suas necessidades e preferências.

Essa decisão envolve uma série de aspectos, desde situação financeira, acessibilidade, serviços e muito mais. 

Por isso, analise bem cada ponto para optar pelo melhor. Assim, você e sua família e/ou empresa vão ser bem atendidos e ter as necessidades correspondidas com sucesso. 

Sempre valorize os bancos com reputação íntegra e segura e que permitam assinatura digital com certificado. Converse com amigos, familiares e colegas, e até com as instituições. Afinal, como dissemos, existem muitas opções disponíveis. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here