
Ser dono de uma empresa envolve ter vários compromissos financeiros. Desta forma, para que tudo corra bem, é importante fazer da gestão financeira parte importante do processo de empreender. E toda ferramenta que venha a facilitar esse processo é sempre bem-vinda. Uma dessas ferramentas, certamente, é o cartão de crédito para empresas.
Vantagens de um cartão para CNPJ
O cartão de crédito para CNPJ, ou cartão de crédito para empresas, é uma forma interessante de facilitar a compra com fornecedores, o pagamento de serviços e, como o nome diz, ter crédito com as diferentes instituições financeiras que oferecem o produto. Além disso, dependendo do formato contratado, é possível ainda se beneficiar com outras vantagens que o cartão pode oferecer.
Os cartões dessa modalidade podem ser utilizados por qualquer tipo de empresa, desde que seja pessoa jurídica. Ou seja, de uma grande empresa a uma startup ou MEI, toda pessoa jurídica pode se beneficiar dessa ferramenta. Ademais, utilizar o cartão especificamente para as despesas da empresa é uma forma inteligente de fazer a distinção dos gastos pessoais.
Além disso, muitas instituições oferecem o cartão virtual, o que torna as compras mais seguras. No mais, um cartão empresarial é uma maneira de fazer compras parceladas, ganhando tempo para o pagamento e sem causar impacto no caixa de forma imediata.
Como pedir o cartão para CNPJ
O primeiro passo necessário para obter o cartão é ter um CNPJ ativo, isto é, que esteja com a situação ativa na Receita Federal. Depois, deve-se procurar a instituição financeira de preferência e fazer uma conta PJ. A natureza jurídica da empresa, ou seja, se é MEI, LTDA, SA, etc., é um fator que pode ser determinante no tipo de conta e, consequentemente, no tipo de cartão que a instituição emitirá.
O mesmo é válido para o limite da conta. Devido à variedade de cartões e instituições, é importante que seja feito um estudo prévio de qual é a escolha mais vantajosa. Isto é, dependendo do porte da empresa, pode ser que um cartão sem anuidade esteja disponível, ou um que tenha limites ajustáveis. Tudo dependerá do volume de compras, de quanto se pretende gastar com o cartão, do faturamento, entre outras variáveis.
Vale a pena fazer um cartão para CNPJ?
Além de separar os gastos das empresas dos gastos pessoais, facilitar a gestão financeira e permitir o parcelamento das compras, muitos cartões ainda oferecem benefícios, como cashback, desconto com alguns fornecedores e acúmulo de pontos para diversas finalidades.
Sendo assim, o cartão empresarial representa uma grande ajuda para o empreendedor, seja a empresa do porte que for. Com uma boa pesquisa, é possível optar por aquele mais afeito às necessidades. É importante levar em conta o suporte oferecido, a bandeira do cartão, isto é, sua aceitação em estabelecimentos, sejam eles físicos ou virtuais, e as tarifas, para que a melhor escolha seja feita.