Bitcoins: como investir em 2021?

0
37

Investidores do mundo todo estão atrás de bitcoins. Afinal, a moeda tem uma exímia valorização, quando analisamos os dados históricos. Com certeza é uma ótima alternativa para conseguir renda extra.

No entanto, vale ressaltar que esse investimento é de alto risco. Ademais, não temos métricas da mesma maneira que no mercado de ações. Isso torna o retorno um pouco imprevisível, com exceção dos padrões gráficos.

Bitcoins
Como investir em Bitcoins?

Então, procure aprender o máximo que puder sobre criptomoedas antes de aportar grandes quantias.

Neste post, vamos explicar alguns aspectos essenciais das moedas digitais. Leia até o final!

O que são bitcoins?

Os bitcoins são criptomoedas, ou seja, uma espécie de código que só existe no formato digital. Portanto, ao comprar uma criptomoeda, você leva um pedaço de código, que fica armazenado em um lugar especial.

Todas as transações de cripto, via de regra, ocorrem em estruturas denominadas de blockchain. Elas ficam armazenadas em blocos, os quais contam com uma ordem cronológica, onde um depende dos outros.

Portanto, para roubar um bitcoin da rede, deve-se hackear milhões de computadores – sendo virtualmente impossível, mas que já foi feito.

A mineração das criptos se dá através da solução de problemas matemáticos complexos, que vão ficando mais difíceis ao longo do tempo. 

No início, qualquer computador poderia minerar um bitcoin; hoje, são necessárias máquinas de última geração, desenhadas para essa função.

Em outras palavras, as criptos tendem à escassez, deixando-as ainda mais atrativas aos olhos dos investidores.

É seguro comprar criptomoedas?

Existem duas modalidades de compra e venda de criptomoedas: a compra manual e a realizada através de corretoras.

O white paper do bitcoin – basicamente um manual, para ser mais direto – deixa claro que o objetivo do projeto é implementar uma moeda que não pode ser dominada por governos.

Dessa forma, o criador visava as trocas diretas entre as pessoas, sem intermediários. O problema é que isso acarreta dificuldade de fiscalização pelas autoridades, e corretoras foram habilitadas a oferecer esse produto.

Uma compra direta de outra pessoa pode conter alguns riscos, como não receber o código de acesso à criptomoeda. Mas nas corretoras isso não acontece: você só não pode deixar suas criptos estocadas lá.

Às vezes hackers atacam corretoras, roubando os ativos que lá estão. O recomendado é ter um dispositivo físico para guardar suas criptos.

É seguro investir em bitcoins?

Como comentamos na seção anterior, há os riscos de roubo nas corretoras, assim como os ricos de não receber o código – quando comprado de outra pessoa. Porém, o mercado de cripto é muito diferente do mercado de ações.

Quando investimos em ações, podemos escolher uma empresa com cuidado. Checamos seus resultados semestrais, vemos como andam os lucros, qual sua dívida e assim por diante.

Todas essas informações dizem, de antemão, se é ou não uma boa ideia colocar nosso dinheiro nessa organização.

Já no mercado de criptos, isso não acontece. Não dá para saber quando o valor de uma moeda digital vai aumentar ou despencar, tornando o investimento perigoso até mesmo para quem domina essa modalidade.

Uma recomendação poderosa, que vale tanto para ações quanto para criptos, é usar estratégias de longo prazo. No curto prazo, o bitcoin é instável; mas quando olhamos seus valores históricos, ele sempre está valorizando.

Quais são as melhores corretoras do Brasil?

Quase todos os governos do planeta detestam as criptomoedas. O Brasil segue a mesma linha de atuação, liberando o comércio desses produtos apenas por corretoras – as quais reportam as atividades ao governo.

Se você quer investir em bitcoins, vale a pena conhecer um pouco mais as corretoras listadas a seguir:

Vamos comentar um pouco sobre cada uma delas logo a seguir:

Coinext

A Coinext é uma ótima corretora para comprar bitcoins, principalmente pela facilidade de acesso ao mercado de criptos. Seu aplicativo também é ótimo, sendo leve, simples e intuitivo.

Um de seus diferenciais é o atendimento via chat. Para acessá-lo, basta ir no site da corretora.

Ela oferece as principais criptos do mercado. O investimento mínimo é de R$ 25.

Foxbit

A Foxbit é uma das corretoras mais famosas do Brasil, atuando no mercado de criptomoedas desde 2014. Ela está sediada em São Paulo, no Itaim Bibi. Seus serviços são de altíssima qualidade, tanto que atingiu a marca de 650 mil clientes em 2019.

Vale lembrar que uma corretora, para ser boa, precisa de uma base de clientes interessante. Afinal, caso isso não aconteça, há queda na liquidez – muita oferta, pouca demanda.

O aplicativo da corretora é bastante simples, e conta com segurança 2FA.

BitBlue

Uma das Fintechs mais importantes do Brasil é a BitBlue. Iniciando suas operações em 2018, seus objetivos principais são segurança nas operações e integração com instituições bancárias.

É por isso que um de seus atrativos é a pequena taxa de transferência, quando comparada às demais corretoras do mercado.

Essa corretora é muito cuidadosa na hora de admitir novos usuários. Ela cobra identificação completa de seus clientes, como documentos e fotos.

Bitcoin Trade

Comprar bitcons na Bitcon Trade é uma tarefa simples e corriqueira. Afinal, a plataforma foi desenhada para isso, e conta com quase 200 mil clientes, atualmente.

Essa corretora oferece sete criptomoedas, incluindo, é claro, o bitcoin (cuja sigla é BTC). 

A maioria das corretoras cobram uma taxa de negociação, mas isso não acontece com a Bitcoin Trade.  Se você comprou 1 BTC, vai receber exatamente 1 BTC.

Ela também oferece um nível de segurança exemplar, conquistando o PCI DSS Nível 2, no que diz respeito à criptografia de dados. Ou seja, ela é extremamente segura!

Mercado Bitcoin

A corretora Mercado Bitcoin é uma das mais antigas, tendo origem em 2013. Atualmente, tem mais de 2 milhões de clientes, contando todas as suas filiais na América Latina. Mais da metade deles são do Brasil.

Vale destacar que em 2020 ela foi reconhecida como uma das melhores exchanges do mundo. A Blockchain Transparency Institute colocou a Mercado Bitcoin entre as 25 melhores do planeta, no quesito confiabilidade.

Portanto, você pode investir sem receios!

Gostou deste conteúdo sobre bitcoins? Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here