Cartões sem anuidade: por que usar e quais as melhores opções?
Você sabia que hoje é possível ter um cartão sem anuidade e com taxa zero? Continue a leitura deste artigo e veja quais as melhores opções de cartões sem anuidade para você escolher.
Até pouco tempo atrás possuir um cartão de crédito era exclusividade de clientes vip das instituições bancárias, ou seja, apenas uma parcela da sociedade tinha acesso a esse benefício. Isso acontecia porque as taxas de anuidade e juros eram muito altas e representavam um custo que nem todos poderiam pagar.
Além disso, muitas pessoas não adquiriram um cartão por causa do sistema burocrático. Contudo, esse cenário mudou com o advento da internet, visto que surgiram vários bancos digitais e muitas empresas firmaram parcerias com operadoras de cartões de crédito, as quais passaram a oferecer o produto para mais pessoas.
Índice
Entenda melhor o que é a taxa de anuidade
A taxa de anuidade é uma tarifa de manutenção que muitas vezes é justificada pela implementação de programas de benefícios e recompensas exclusivos e diferenciados.
Conforme a Resolução nº 3.919 de 2010 do Banco Central do Brasil são admitidas a cobrança de cinco tarifas para cartões de crédito:
- anuidade do cartão básico;
- emissão de 2ª via de cartão com função de crédito;
- uso de canais de atendimento para retirada em espécie;
- pagamento de contas com a função de crédito; e
- avaliação emergencial do limite de crédito.
Como visto acima, a cobrança de taxa de anuidade é permitida pelo Banco Central do Brasil, mas cabe a cada instituição definir o valor que será cobrado.
É bom ficar atento, porque muitas instituições oferecem cartões com isenção dessa taxa por tempo limitado e depois desse período iniciam sua cobrança.
A depender desse valor, a taxa de anuidade pode representar um gasto relevante que deve ser considerado. Assim, vale a pena optar por um cartão sem anuidade para não pesar nas suas finanças.
Importância dos cartões sem anuidade
O uso de cartões de crédito está cada vez mais popular, seguindo o aumento do salário mínimo e da renda da população brasileira. Você pode usá-lo, por exemplo, em viagens para pagar um hotel e, até mesmo, pagar o lanche em uma feira local.
Outro ponto de destaque se refere à segurança que os cartões proporcionam: com o aumento da violência, não é seguro andar com dinheiro no bolso. Logo, usando o cartão nas suas compras e pagamentos, você não se preocupa com o troco e as chances de receber um dinheiro falso diminuem.
A lista de instituições e empresas que oferecem esse produto é grande, procure saber qual é o melhor cartão para você escolher no próximo tópico.
Principais cartões sem anuidade
A lista pode ser bem maior pois cada banco possui o seu leque de produtos e tudo depende do seu relacionamento comercial. Vale a pena também fazer uma boa negociação com o seu gerente. Confira:
- Pan Mastercard – Banco Pan;
- C6 Bank – Banco Digital C6 Bank;
- PagBank – grupo UOL;
- Caixa Sim – Caixa Econômica Federal;
- Credicard Platinum;
- Cartão Next – Banco Next;
- Méliuz – Banco Pan;
- Nubank – Banco Digital;
- Cartão Inter – Banco Digital Inter;
- Credicard Zero;
- Santander SX – Banco Santander;
- Digio – Banco Digital;
- Neon – Banco Digital;
- Banco Original;
- Bmg – Banco BMG;
- Ourocard Fácil – Banco do Brasil;
- Cartão XP – Corretora XP;
- Cartão Inter – Banco Digital;
- Digimais – Banco Digital;
- Itaucard Click – Banco Itaú;
- Rappi Visa Gold;
- ModalMais – Corretora;
- BTG+ – Banco Digital.
Veja agora algumas lojas que oferecem cartões sem anuidade além de outros benefícios:
- Brastemp Itaucard Gold;
- Lojas Renner;
- Lojas Americanas;
- Cartão Saraiva;
- Cartão de Crédito Petrobrás;
- Cartões de Crédito Carrefour;
- Cartões Atacadão.
Assim como os demais, essa lista pode ser grande. Fique sempre de olho nas oportunidades que surgirem e aproveite.
Todavia, não fique animado com o cartão de sua loja preferida para não gastar em excesso, lembre-se que o cartão de crédito deve ser usado com responsabilidade.
Dicas finais
Antes de adquirir um cartão sem anuidade, preste atenção nessas dicas:
- apesar de muitos cartões não cobrarem taxa de anuidade, se você atrasar o pagamento de sua fatura ou optar em pagar um valor inferior, haverá cobrança de juros, taxas e, talvez, tarifas;
- algumas instituições condicionam a isenção da anuidade ao uso do cartão e/ou demais regras;
- observe se existe a cobrança de outras tarifas conforme as expostas acima;
- as regras de uso podem mudar durante o uso do seu cartão, por isso fique atento às informações contidas na sua fatura;
- alguns cartões estão condicionados a uma conta bancária ou conta digital, mas existem também os cartões de loja.
Concluindo…
Neste post você viu que existem vários cartões sem anuidade e que proporcionarão uma melhor organização da sua vida financeira, dado que é mais fácil usar um cartão do que sacar um dinheiro sempre que precisar.
Aproveite e escolha um que atenda melhor às suas necessidades e saiba mais sobre os melhores tipos de cartão de crédito clicando aqui.
Acompanhe o nosso blog para você melhorar a sua vida financeira com as nossas dicas.
FAQ