Até poucos anos atrás, as compras eram feitas, majoritariamente, por meio de lojas físicas, nas quais o cliente adquire o seu produto. Hoje, na era digital, a realidade é diferente, porque a evolução da tecnologia influencia tanto as nossas vidas quanto o mercado que está, a todo momento, inovando. Uma dessas inovações é o empreendedorismo digital.
Com certeza você já ouviu falar nesse termo, mas você sabe o que ele significa? Ou melhor, você sabe como pode se tornar um empreendedor no mundo digital? Aprenda neste post o básico para você começar nesse ramo e revolucionar a sua vida financeira.
Índice
O que significa empreendedorismo
O empreendedorismo é uma ação que a pessoa tem para abrir um novo negócio ou, simplesmente, promover mudanças naquele já existente. De modo resumido, significa a transformação de ideias em empreendimentos.
No ramo empresarial esse termo se relaciona ao surgimento de ideias para novas empresas ou produtos, criando algo original e com valor.
O que é empreendedorismo digital
Num mercado competitivo e globalizado, o empreendedor digital utiliza as ferramentas da tecnologia para a implementação de ideias e de conteúdos com o objetivo de divulgar e vender produtos e/ou serviços de modo virtual.
Nesse sistema, muitas ações realizadas de forma online pela internet – tais como vendas, pagamentos, reservas de produtos, acompanhamento de pedidos, uso de serviços, monitoramento da satisfação do cliente e outros procedimentos – são feitas diretamente com a empresa ou com o pequeno empreendedor pelas plataformas digitais.
Diferenças entre o empreendedorismo comum e o digital
O maior diferencial das empresas digitais é a inovação. São ideias e métodos que estão em constante evolução para atender às necessidades do mercado. A capacidade de adaptação ocorre de maneira muito rápida.
Os empreendedores digitais priorizam os sistemas automatizados com foco contínuo nas melhorias que podem agregar valor para os clientes. Essas empresas investem em vários canais de comunicação, buscam o conhecimento acerca das necessidades do seu público e procuram estratégias de pesquisa, tanto de mercado quanto de clientes.
O empreendedorismo digital cresce acelerado e alcança um número expressivo de clientes, o que não ocorre com muitas empresas físicas. Além disso, os custos fixos e operacionais do mercado digital são consideravelmente menores.
Dicas para você começar
Todo empreendedor tem o intuito de adquirir sucesso com o seu negócio. Entenda que isso é um processo e as seguintes dicas ajudarão você a começar o seu investimento digital.
1. Tenha um planejamento
O planejamento é o passo mais importante, porque é a partir dele que você tem uma visão ampla e com antecedência dos prováveis problemas e, também, das oportunidades. Com ele, são traçadas as metas e os objetivos do seu negócio, os quais serão monitorados e servirão de base para a tomada de decisões.
2. Faça uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é o momento em que você vai buscar todas as informações possíveis antes de começar e isso inclui clientes, prováveis fornecedores, concorrentes e o próprio nicho de seu mercado.
3. Calcule os riscos
Avalie as alternativas antes de tomar decisões para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso. Sem essa etapa, você estará sujeito a riscos que podem levar o seu empreendimento por água abaixo.
4. Dê uma atenção especial às tendências
O mercado digital é muito versátil e muda a todo momento. Assim, fique por dentro dos assuntos mais comentados e busque sempre inovar os conteúdos do seu empreendimento para atrair o público.
5. Estabeleça parcerias
Para iniciar o seu projeto, talvez seja necessário investir em parcerias com sites de anúncios que já fazem sucesso no meio digital ou, se preferir, compre um domínio para hospedar sua página web.
É válido fazer parcerias com influenciadores digitais, porque eles possuem um público interessado, o que contribui para melhorar a visibilidade do seu negócio.
6. Invista em divulgação
Essa dica é complementar à anterior. Você pode divulgar o seu empreendimento por meio de anúncios feitos no seu perfil nas redes sociais, além de influenciadores digitais e outras parcerias.
Com certeza a tentação em alcançar “o mundo inteiro” é grande, todavia não cometa esse erro, direcione a sua divulgação para o seu público-alvo e fique atento à mensagem que você deseja transmitir.
Quer aprender a divulgar o seu produto? Confira o nosso artigo.
7. Exemplos de sucesso
No meio digital não importa se a sua empresa é de grande ou de pequeno porte, para se destacar é preciso ser original e isso envolve alguns riscos, principalmente financeiros.
Nesse sentido, tenha a ajuda de profissionais, como os de marketing digital, para que o seu empreendimento seja um sucesso. Invista, também, em estudos sobre tudo que envolve o seu negócio para ter êxito, assim como algumas empresas:
- Uber;
- Casas Bahia;
- Lojas Americanas;
- Magazine Luiza;
- Amazon;
- Airbnb;
- Nubank;
- Netflix;
- Spotify;
- dentre outras.
A lista é imensa, mas elas têm em comum a adaptação às novas tendências de consumo, a inovação e o planejamento.
Considerações finais
A qualidade e a eficiência são essenciais em qualquer empreendimento, e no meio digital não é diferente. Assim sendo, procure aumentar cada vez mais a importância do seu serviço e o seu rendimento para manter o seu negócio ativo.
Lembre-se que a satisfação do cliente deve ser uma prioridade.
Entender como funciona o empreendedorismo digital é fundamental para o sucesso do seu negócio. Pois nunca é demais estudar as mudanças do mercado e adaptar-se aos novos desafios e oportunidades. Portanto, siga as dicas deste post para garantir a ampliação do seu empreendimento e/ou para começá-lo.
Continue conosco e garanta o seu sucesso no mundo das finanças e do empreendedorismo. Compartilhe nos comentários as suas dúvidas com relação à temática abordada mas também o que achou.